A pergunta de um milhão de dólares: precisa mesmo da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para dirigir na África do Sul? Ou a CNH é suficiente?

Vou te dar uma resposta simples e rápida: SIM, precisa!

Disclaimer: Após morar fora do Brasil por mais de 10 anos e trabalhar somente em inglês, meu português está bem enferrujado, estão desde já peço desculpas por qualquer erro ortográfico ou de gramática que você encontre no post.



Em muitos lugares, em blogs de experiências de pessoas na África do Sul, muitos falam que CNH é válida na África do Sul e que não precisa da PID. A realidade que isso não é verdade, e você pode até mesmo conferir na página da embaixada do Brasil na África do Sul 
aqui

A CHN só vale quando acompanhada com a tradução da embaixada ou com a PID.

Óbvio que como tudo na vida vai de sorte, algumas das empresas de aluguel de carro não ligam para isso, e alguns policiais nem prestam atenção, mas a verdade é que você teria que ter a PID sim. Dirigir sem a PID ou a tradução da embaixada pode te causar uma dor de cabeça gigantesca caso ocorra um acidente, já que o seu seguro pode decidir não pagar pelos danos, ou até mesmo pelo seu hospital por você ter o acidente sem uma carteira valida no país. 

E já que estamos falando de dirigir, vale lembrar que na África do Sul tem lei seca, então nada de beber e dirigir hein! Se for fazer degustação de vinho nas vinícolas, pegue um motorista, um tour, ou tenha um motorista da rodada na sua turma.